Visualizações de página do mês passado

domingo, 23 de abril de 2023

Projeto de Agrofloresta - I (2015 a 2019)

 Bem...antes de mais nada...ouve ai:



Bem.. Tudo começou com uma vontade enorme de cuidar da natureza que tive a partir de 2012. Sempre fui muito ligado a natureza e ela sempre fez parte de mim. Em todos os momentos. Sim: nas trilhas, caminhadas, pedaladas e outras aventuras. Em 2015 tomei coragem e resolvI investir em meu propósito de vida. 

Comprei um terreno em Santa Teresa-ES em 2015. Não era o ideal que eu queria. Queria um local mais isolado. O terreno que comprei era dentro de um condomínio. Porém era dentro do que eu conseguia pagar na época e achei que era um bom lugar. Meu sentimento dizia isso. Não existia muitas regras de construção e isso me chamou atenção. Queria um pouco de liberdade. O intuito simplesmente de recuperar o solo (que anteriormente era uma área extremamente degradada), com objetivo de produzir meu próprio alimento através de um projeto de Agrofloresta. E la fomos nós, Eu e Deus.

O terreno em 2016 encontrava-se queimado, devastado, ácido. Pedi uma ajuda na capina para o Tião (teve um papel fundamental na aquisição de mudas futuramente e hoje é um grande amigo). Pessoa simples e de bom coração. Tião, com seu conhecimento da terra, achou melhor usar rand-up, podar o mato e por fogo. Não o julgo, isso foi o que aprendeu desde sempre. É a cultura atual de cultivo. Tive um trabalhão depois pra recuperar uma parte perdida nesse processo. Mas vou falar isso depois, na parte II.


O terreno em 2016 só tinha sapê. Era extremamente seco e ácido. Conforme fui entendendo a Agricultura sintrópica, entendi a função do Sapê. Ele foi a planta emergente, as verdadeiras "salva-vidas" do solo para auxiliar na recuperação. De 2016 gastei bastante com mão de obra para roçagem inicial e também adubo. Tentei plantar mas não tinha condição naquele solo. Tudo morria, não tinha condições. 

Daí comecei um trabalho de implementação de SAF (sistemas agro florestais). Nesse capitulo do Blog vamos falar apenas de 2015 a 2019 (Parte I). Nessa época, tinha pouco conhecimento. Vou postar aqui algumas coisas que comecei a conhecer.

Primeiramente, terreno ácido você tem que entrar com abacaxi. Isso eu aprendi com Ernst Götsch, um agricultor suíço fundador da Agrosintropia no Brasil. E lembro também de outro princípio de uma cartilha técnica que li na época: "o solo está permanentemente coberto com matéria orgânica, o que o mantém protegido e possibilita a ciclagem de nutrientes"

Em 2017, comecei umas idas esporádicas no terreno para roçagem e tentativa de iniciar o sistema:





No máximo que tinha lá era uma cabana. E as ferramentas de trabalho (enxadão, enxada). Facão eu adquiri em 2020, quando efetivmente comecei, mas vou mostrar as fotos desse processo II em outra postagem para não estender demais.

Em ANEXO alguns estudos técnicos. Vou colocando aqui alguns aprendizados e manuais técnicos da época, que me impulsionaram rumo ao sonho de ter uma agrofloresta em casa:















4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Seus vizinhos de condomínio deveriam seguir o mesmo exemplo.

inez disse...

Meu filho, ficamos felizes por vc ter concluído a parte melhor desse sonho que foi sua linda casa.Ficou perfeita, aconchegante,gostamos e ficamos agradecidos pelas inúmeras hospedagem, te ajudando no pouco que faço e seu pai sempre com boa vontade de deixar tudo certinho.
Se Deus quiser e nos der saúde vamos continuar ajudando no que for preciso.
Nunca deixe o desânimo te abater,pois o solo já está bem recuperado, basta ter paciência, foco e força de vontade que tudo dará certo.
Deus te abençoe 🙏🏽te amamos demaissssss ❤️❤️❤️❤️❤️😘

Anônimo disse...

Os vizinhos me odeiam rs

Anônimo disse...

Vamos que vamos remando