Visualizações de página do mês passado

sábado, 26 de novembro de 2016

REGISTRO - CICLOVIAGEM Caparaó - 26/11/2016

CICLOVIAGEM  - VOLTA AO CAPARAÓ – 26-11-2016

Roteiro:

Saímos de vitória em direção a Pequiá (BR 262) na sexta dia 25/11 de carro. Mal dormimos, saímos umas 23:00 com tempo chuvoso. Eu e catatau amarramos as bikes no carro e partimos.
No caminho, muita chuva e neblina, que custou um pneu dianteiro furado no carro: trabalheira danada de tirar as bikes do carro e fazer a troca do pneu. Mas deu tudo certo.

Chegamos em Pequiá por volta das 05:00, ainda com tempo chuvoso.
Preparamos as bikes, arrumamos as bagagens, dividimos o peso. Outro amigo nosso, o Gustavo (irmão do Catatau), chegou logo em seguida. Partimos as 06:00 sentido Alto Caparaó.

Parada do Cafézin e do paioso... Eu, Gustavo e Catatau

No caminho, paramos para tomar café, num lugar que faz parte do município de Alto Jequitibá-MG.

Depois seguimos em direção ao Caparaó. Paisagem muito bonita! Paramos em alguns lugares para tirar algumas fotos. No caminho, paramos num parque-pousada para pedir água. A mulher nos atendeu com muita má vontade, afinal não consumimos nada e só queríamos água né..deve ser... Ficamos 2 h falando mal dela no caminho depois: onde já se viu!

No caminho as serras ainda estava tranquilas. As serras eram amenas, longas e pouco íngremes. O Clima tava nublado, sem chuva, o que ajudou muito na pedalada. Chegamos em Alto Caparaó por volta das 10:00, onde tomamos outro café para reabastecer. No caminho, encontramos também muitas frutas. Foi bacana ver as montanhas e lembrar da subida do pico da bandeira que fizemos em Junho, pelo lado MG (Alto Caparaó)

Logo após o Caparaó, pegamos uma serra tenebrosa, que deu vontade de desistir. Chegamos a parar no meio dela, era longa e íngreme. Sol abriu e deu até tonteira kkkk. Mas aquele ditado: "passa aperto, mas no fim é baum". Foram quase 15 km subindo íngreme, em direção a Pedra Menina.

Os "lixeiros rurais" e seus alforges hahaha

Chegamos no final dela e deitamos no chão, exaustos. Pensamos: “se subimos isso tudo, uma hora teremos que descer”. Começamos a descida por volta de 12:00, muita adrenalina na descida, as bikes voavam no meio daquele cascalho. Algumas derrapadas no caminho e por fim (infelizmente..kk) chegamos no fim dela.

A chegar, procuramos logo um lugar para almoçar, afinal barra de cereal não sustenta muito. Rs
Paramos em uma pousada-restaurante de um cara muito gente boa. Ele deixou a gente tomar um banho de ducha e relaxar um pouco. Tomamos uma cerveja e almoçamos por la, uma comida fenomenal. Não lembro exatamente o nome do restaurante, quando lembrar eu coloco aqui a referencia!. ;)

Seguimos em direção a Pedra Menina.

Eram 14:30, resolvemos passar por um supermercado lá para comprar as coisas para o camping e para passar a noite.Compramos sopa, macarrão, suco, biscoito e uma cachaça! Rsss
Começamos a procurar lugar para acampar. Passamos ao lado do rio e, após muita procura, achamos um lugar perfeito! Cachoeira do lado, bem localizado.
Armamos acampamento e montamos a cozinha.

Camping Rootz

Cachoeira no quintal...

Passamos o final de tarde jogando conversa fora e falando besteira. Tentamos pegar rã para fazer de janta, mas não achamos lá. Fizemos fogueira e depois a janta. Depois de muita risada, capotamos.

Logo de manhã, fizemos um café e desmontamos acampamento. Partimos as 10:00

Seguimos em direção a Patrimônio da Penha. No caminho, belas paisagens. Aquela imensidão que é o Caparaó, montanhas bonitas, paredões de pedra bem desenhados. Fenomenal! No caminho vimos muitas pousadas legais. O tempo abriu, estava muito bonito o dia. Passamos pelo camping Mandala, estrutura legal para acampar e conhecer o lugar. Se tivéssemos mais dias, ficaríamos por ali para conhecer as cachoeiras da região. Mas já era domingo e tínhamos que seguir viagem.

Chegamos em Patrimônio ao meio dia. Almoçamos por lá num restaurante BB (bom e barato).
Descansamos o almoço e seguimos em direção a Pedra Roxa. Pegamos uma serra bruta na ida, mais bem mais amena que do dia anterior. O percurso da volta era mais asfalto e mais plano.
Conhecemos a cidade de Pedra Roxa e seguimos direção a Pequiá, passando pelo interior, região de Irupi e Iuna. Lugar bom de ir nas folgas do trabalho, pois parece ser rico em cachoeiras e trilhas.

Chegamos em Pequiá as 17:00 do domingo, após um descidão pela BR 262 até lá.

Pegamos o carro e voltamos para Vitória. Viagem foi espetacular e eu indico de ser feita mais vezes. Com mais tempo, da para conversar mais com o povo da região e conhecer também as trilhas e cachoeiras.

Gastos totais da viagem: R$ 60,00 + a infelicidade de um pneu de carro furado + Gasolina Vitória até Pequiá