Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Sobre o CAOS em Vitória

Clica ai vai...


Depois de longo tempo sem escrever, resolvi voltar ao blog e tecer um comentário. Acho válido. 
Enfim...

A Grande Vitória está um CAOS total com a greve da PM, que ocorreu a partir do dia 04/02. Estão roubando, matando, saqueando, sequestrando, destruindo. Sem dó. O medo vem a tona, a população volta a se sentir completamente insegura em andar nas ruas. 

Se você parar para analisar profundamente a situação, você logo perceberá que o problema não é a GREVE dos PM's. Isso é só a ponta do ICEBERG meu caro... a essência de tudo é mais em baixo. 
Logo vem o insight,  que o problema raiz vem da falta de educação básica e das condições miseráveis de vida.

A PM entra em greve porque os salários não são dignos. Estão revoltados com as condições. Não tiro o direito deles, apesar de achar que as coisas podem ser conquistadas de forma mais embasada, técnica. Radicalismo gera radicalismo, de ambos os lados. No fundo quem perde são todos.

A população saqueia porque não teve formação básica.. a raiz pra mim é a educação pública, que foi sabotada pelo próprio sistema. Roubam para TER, para ostentar. Querem o poder para fortalecer o EGO, pois é que aprenderam a fazer na vida. É o que enxergam da vida. É isso que vale para a vida de cada uma dessas pessoas. Isso é o que é pregado por aí pela TV, pelos jornais, nas músicas, nos treinamentos! (que pra mim tem grande parcela de contribuição no quadro atual). 

CONDICIONAMENTO: Quem tem presta, quem não tem não presta. Se você não tem condições de ter pelo trabalho (pelos mais variados motivos), você vai roubar de quem tem para ter. E com ódio e com sangue no olho, sem nada a perder. Afinal, é o que você foi condicionado desde que nasceu! Não é? Tem que ter algo material para ser valorizado...para ser reconhecido. Infelizmente essa cultura está entranhada no povo.

No final de tudo, as pessoas só querem atenção. O povo brasileiro é carente: de amor, de humildade, de oportunidade, de condições básicas e de consciência coletiva.

A violência é reflexo de um sistema falido, que valoriza o PODER, o EGO, a vaidade. Inversão total dos valores.

E o remédio para isso tudo? Mais violência. População armada, mortes... Exército nas ruas... Mais mortes. Ditadura...mais mortes. Exterminar as "pragas", sendo que isso só ataca a consequência, mas nunca a causa raiz.

Entramos assim num círculo vicioso, onde não há soluções fáceis.  

É complexo mudar uma cultura do dia pra noite. O trabalho é diário e de formiga: fazer todos os dias um pouco e mudar as pessoas ao seu redor. Já é um belo começo, fazendo pelo exemplo. E não esperar nada do Governo, pois o Governo não está interessado em resolver o problema. Estamos afundados na lama da Corrupção. Preferem ficar bitolados nas divisões de partidos políticos.. Resolver o problema pode tirar o poder dos Donos do poder.  
Afinal, população inteligente é ameaça ao sistema, e vai ser assim por longos anos. 
Espero que "Um tok na lata" ocorra diariamente na cabeça de cada jovem que vive nesse País. Um golpe de consciência, uma verdadeira revolução espiritual. E não "um tok na lata" de uma pedra de crack acendida numa esquina. 

Basta por hoje.




4 comentários:

Charlynne disse...

Concordo! Nao podemos julgar a polícia por brigar por um salário mais digno. Nao é qq um que se submete as mesmas condições que eles para sustentar as suas famílias. Enfrentar a bandidagem (fruto de uma sociedade sem educação) sem equipamentos adequados é coisa de quem tem coragem. E ainda sem salário digno? É exigir demais né...

Nathália Dias Maciel Campos disse...

Certíssimo, Raphael. Bom saber que estamos lúcidos em meio ao caos, é o que eu disse no meu texto, estamos cegos, vemos e não enxergamos. O problema se instaura há muito tempo e só hoje explodiu, vamos ver o que ainda está por vir.

Unknown disse...

"Para além das ideias de certo e errado, existe um campo. Eu me encontrarei com você lá" Rumi - Poeta Persa
Esse ponto em que nos encontraremos, é o das necessidades, neste ponto, facilmente entramos em consenso, pois independentemente da classe social, raça, credo, todos temos as mesmas necessidades, amor, segurança, saúde, ou seja, as pessoas que nos governam tem as mesmas necessidades que a base da sociedade. Quando eles se tocarão disso???

Calunga disse...

O Brasil é um Pais novo. Não passou por grandes guerras e grandes destruições. Por isso não se tocaram ainda. Uma hora isso muda. Mas essa historia não será contada por nós.