Visualizações de página do mês passado

sábado, 27 de abril de 2019

Quando um amigo se vai

A vida é assim, nos pega de surpresa com acontecimentos felizes e às vezes tristes. Hoje perdemos um grande amigo. Diziu. Um dos caras mais sensacionais e fortes que eu já conheci em minha vida. Desde quando cheguei na república. Na época foi 2004 em ouro preto. Me tratava com muito carinho, curtia a companhia e sempre fazia questão de nos trazer alegria. 

Hoje, refletindo sobre o ocorrido, me vem várias coisas na cabeça. Fui pro boteco beber e, coincidentemente, encontrei com um senhor chamado Ronaldo (73 anos). Jornalista aposentado. Gente fina demais. 


Me senti no direito de abordar sobra a vida. Começamos na política e finalizamos na Vida.

Acabei abordando a história de ter perdido um amigo ontem por ter se entregado a depressão. Ele acabou me dizendo que está muito próximo disso... 16 anos separado, morando sozinho.. não está sendo fácil. Me senti primeiramente mal por ouvir isso porém, ao invés de ficar calado, resolvi dar conselhos sobre o que aprendi com o falecimento do meu amigo. Diziu.

A primeira coisa que disse é a importância de se fazer a diferença na verdade da das pessoas. É a única coisa que será lembrada quando você for dessa etapa da vida rumo ao desconhecido. Toda vaidade, orgulho, brigas idiotas... Nada disso vai permanecer. A única coisa de que vão lembrar é a forma de como você trata as pessoas de seu convívio. Não tem jeito. É assim.

Outra coisa que me veio a cabeça é o viver o momento presente. Curta o Agora, não deixe pra amanhã pois o amanhã pode não chegar. Agradeça. 

Tem um texto bastante interessante. Permita-me compartilhar:

"Dizem que na vida quem perde o telhado ganha as estrelas. É assim mesmo. Às vezes, você perde o que não queria, mas conquista o que nunca imaginou. Nem tudo depende de um tempo, mas sim de uma atitude. O tempo é como um rio, você jamais tocará na mesma água duas vezes. Aproveite cada minuto de sua  vida, não procure pessoas perfeitas, mas sim aquelas que saibam o seu verdadeiro valor. Tenham 4 amores: Deus, a vida, a família e os amigos. Deus porque é o dono da vida, a vida porque é curta, a família porque é única e os amigos porque são raros!"

Portanto. Não perca tempo e se envolva de corpo e alma naquilo que lhe faz bem.


Outro ponto que abordei foi o cuidado com seu sistema nervoso e a saude. Sim. Vá caminhar se não consegue correr. Vá pedalar. O homem precisa se exercitar pra viver. Dói? As articulações sentem? Dá preguiça? Foda-se. Trate de se mexer e superar.

A mente pode te trazer a excelência biológica, mas também te levar a morte. Se permita viver e cuidar de sua saúde... da sua mente e seu corpo... do seu psicológico. Perdi um primo, vários amigos e o irmão Diziu por descuido do psicólogico, que o jogou ladeira abaixo num barranco depressivo, regrado a muito álcool e tristeza. Não aprendeu a ficar bem só. 

 Portanto cuide de você. 

Outro ponto abordado foi o aprendizado de saber viver sozinho. Curtir o ócio. O tédio. Encarar e viver bem com isso e fundamental pra sobrevivência. Essa relação boa entre você e o nada é fundamental. Não é fácil mesmo... Aprendi muito sobre isso pelo fato de ter sido filho único e, ao invés de mimado, passava muito tempo comigo mesmo. Ainda estou desenvolvendo essa capacidade de conseguir sobreviver e viver bem comigo mesmo. Sempre em desenvolvimento. Sempre buscando superar.

O último ponto que toquei com o jornalista foi que o Homem precisa ter um Desafio. Grande. Mas comece dos pequenos. Todos nós precisamos de um grande problema. Faz parte do desenvolvimento do "Antifragil" lado do ser humano. Isso que vai motivar e vai fazer a cabeça girar e o corpo acompanhar. Cabeça parada dá merda. Vai derrubar o corpo todo.

Grande Diziu. Vai fazer uma falta danada na vida Pifpafiana. Um exemplo maior de republicano. Muita saudades. 

Por hoje basta. Luto por um grande amigo. Irmão. O maior exemplo de "Antifragil" que já conheci.

Vá em paz meu amigo.

Um comentário:

Unknown disse...

Belo texto de despedida e reflexão da vida,belas fotos do amigo Diziu, grandes recordações da República e dos velhos tempos,marcados pela amizade e irmandade.Verdade,nessa vida o que se leva são as boas obras que fazemos e a forma de como vivemos com as pessoas. Que a cada dia sejamos mais presentes na vida das pessoas porque a vida passa,tudo passa muito rápido e qdo fomos dar conta não dá mais tempo.Ficamos com sentimentos que poderia ter feito muito mais.Que tenhamos sentimentos de paz,de dever cumprido. Deus nos abençoe 🙏😘😍❤💋mamãe 👧