Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 22 de maio de 2020

A INVEJA

Nem precisa comentar que inveja é uma bosta.
Mas quero falar do sentimento em si. E da perspectiva de comportamento que temos que nos questionar dia a dia para sermos melhores.

A inveja surge do sentimento de impotência, diante de alguém que possui algo que você não pode ter (como se fosse um desgosto pela felicidade alheia). Não pode ter porque não se dedica, claro. Mas ao invés de você reconhecer essa fraqueza em você, você prefere desmerecer o trabalho de alguém, criticar em público, etc. Aquelas piadinhas que as pessoas fazem com alguém, mas na verdade está doido pra ser a pessoa.
Já me peguei errando nisso. Mas tomei consciência (o que me permitiu até escrever sobre isso rs).

Dessas coisas, tiramos lições. Porque tanta dificuldade de reconhecer nossas fraquezas, nossas angústias? Boa pergunta. Talvez é algo intrínseco do ser humano e quem sou eu para julgar.
Juntei algumas coisas aqui que poderão ser úteis para reconhecer esse sentimento em você e também a lidar com pessoas assim.

Achei uma bela definição:

"Inveja ou invídia, é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem. Este sentimento pode gerar o desejo de ter exatamente o que o outro tem (tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser), sendo isso uma possível consequência da inveja e não a inveja em si, podendo essa ter outras demais consequências ou não. Esse sentimento é comum na espécie humana e pode ser encontrado em outros animais além deste, demonstrando ter um marco biológico por trás de sua evolução através das espécies.

A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. Além disso, pode ser considerada um sintoma em certos transtornos de personalidade, como no Transtorno de Personalidade Borderline, no Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva e no Transtorno de Personalidade Narcisista"

Um dos pontos de vista que estudei afirma que a inveja vem da Pirâmide das Necessidades de Maslow, em busca de sua própria satisfação pessoal ou profissional. Todos os níveis da pirâmide podem influenciar no nível de inveja que sentimos. O conhecimento aqui então se dedica a entender como as necessidades pessoais podem criar o sentimento de inveja. É apenas um caminho para tomar consciência de onde ela vem.

Sempre estamos buscando atingir o topo da piramide.



E como lidar com isso?

Vou comentar uma experiência.
Tenho amigos (se é que isso é amizade...) que fazem criticas e piadinhas em publico, por exemplo. Criticam sem base técnica, na frente dos outros, apenas para desmerecer meu trabalho e as atividades que desempenho. Não ficam felizes com as minhas conquistas. Isso é uma grande pista que a pessoa tem inveja de você.

O primeiro passo para lidar com a inveja é aceitá-la. As vezes dou toques sutis (e as vezes toques ignorantes, porque realmente tem hora que não dá), para ver se a pessoa consegue ver isso nela. É um trabalho difícil. As vezes preciso mostras as qualidades que a pessoa tem para ela ver que é boa também em algo!

Colhendo informações por aí, seguem alguns macetes para lidar com isso.

Primeiro é preciso identificar esses indivíduos
Seguem alguns dos exemplos de comportamentos comuns a quem é invejoso:

  • São competitivos e querem sempre estar à frente
  • Não costumam fazer elogios aos outros
  • Sentem prazer em criticar
  • Subestimam conquistas dos outros e exaltam as suas
  • Não demonstram felicidade com o sucesso alheio
Se você se reconhece com esses comportamentos, ligue seu alerta, aceite o sentimento, abrace-o e aprenda e evolua com ele.

Se tem amigos assim (com certeza tem! rs), cada pessoa é que vai determinar o melhor caminho para conseguir lidar com pessoas assim.
Muitos procuram conversar abertamente com a pessoa. Acho uma boa. Mas corre o risco da pessoa se transformar e ficar ainda pior. Daí, procure afastar e evitar convívio. 

Outro ponto importante: nunca se abra pessoalmente e profissionalmente para a pessoa. Nao conte seus planos de vida. Não dê munição. 
Não fale de suas falhas, medos! Pois isso é um prato cheio, tudo que a pessoa quer ver é você falhar.
Funciona mais ou menos da mesma forma que aqueles colegas de instagram que vê o seus stories mas nunca comenta nada positivo que você faz. Ficam esperando você se fuder. rs 

Independente de tudo, não mude quem você é. Eu adquiri um método forte contra a inveja. Faço a pessoa "comer" o que ela desmereceu a respeito de mim, mostrando com ATITUDES que tudo que ela fizer para me botar pra trás não será suficiente para me parar. E toco o foda-se com essas pessoas, não faço mais questão desse tipo de amizade mais.

Outro ponto importante é mostrar ao invejoso que ele tem qualidades! Esse é o famoso Ganha-ganha, onde o cara percebe que ta fazendo papel de trouxa tendo inveja de você, sendo que ele pode fazer coisas maravilhosas com os talentos também! É o famoso "tapa de luva", cedendo sua face para o invejoso e mostrando toda sua MATURIDADE.



3 comentários:

inez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
inez disse...

Todo tipo de sentimento faz parte da humanidade,uns escondidinhos outros mais aflorados,depende de cada pessoa.Muitas vezes não tenho a inveja mais tenho o ciúme,não tenho a avareza mais tenho a gula,não tenho orgulho mais tenho ódio de alguém. Então se somos invejosos,temos que trabalhar esse sentimento,procurando ajuda psicológica tentando crescer profissionalmente,buscando de alguma forma seus valores,suas capacidades e não ficar parado no tempo,criticando,julgando o amigo que buscou e fez valer sua identidade.Bju�� no ❤

inez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.